quinta-feira, 24 de abril de 2008

Qual a sua idade em “outros mundos"?

Em uma matéria anterior, intitulada Qual o seu peso em “outros mundos?, apresentamos um simulador que calcula o seu peso em diversos planetas e estrelas. O site da simulação é:
http://www.exploratorium.edu/ronh/weight/index.html
Agora apresentamos um simulador que calcula a sua idade caso você tivesse nascido no mesmo dia, mas em planeta diferente. Visite o site:
http://www.exploratorium.edu/ronh/age/index.html
Apesar do idioma do site ser o inglês, dá para realizar a simulação com tranquilidade. A explicação sobre o fenômeno do “tempo correr diferente” nos diferentes mundos é a seguinte.
Na verdade o tempo não corre diferente, mas sim o ano em cada planeta tem duração diferente do ano na Terra. O ano característico de um planeta é igual ao tempo de rotação (período de rotação) do planeta em torno do Sol. Esse período e, portanto, o ano do planeta é maior quanto maior for a distância média dele ao Sol. Esse fenômeno fica claro na animação
http://jersey.uoregon.edu/vlab/kepler/Kepler.html de dois planetas (Terra e Marte) girando em torno do Sol; note que a Terra, mais próxima do Sol, tem período menor, de modo que o ano terrestre é mais curto do que o ano de Marte.
Aprenda mais sobre Marte visitando o site
http://virtualbooks.terra.com.br/
Existe uma relação matemática entre o período (T) de um planeta e a distância média (r) desse planeta ao sol, dada pela terceira lei de Kepler: o quadrado do período de um planeta é proporcional ao cubo da distância média do planeta ao Sol, sendo a constante de proporcionalidade dependente da massa do Sol.
Não vamos entrar em detalhes sobre essa lei, mas recomendamos que se pesquise um pouco na Internet sobre as três leis de Kepler e as leis de Newton do movimento e da Gravitação.
Na ilustração desta matéria, extraída do site
http://www.shef.ac.uk/physics/people/vdhillon/teaching/phy105/kepler3.gif
vemos a linearidade entre o período dos planetas e a distância média dos planetas elevada à potência 3/2, de acordo com a terceira lei de Kepler.

terça-feira, 15 de abril de 2008

A Química também é animada!

As simulações computacionais estão presentes na Física, na Matemática e também na Química. Recentemente o trabalho realizado pelo Grupo FisicAnimada despertou o interesse de jovens estudantes de Química Ambiental aqui da UNESP e já iniciamos uma busca por simulações de computacionais de Química, a fim de auxiliar no ensino-aprenziagem dessa disciplina. O grupo se reúne semanalmente para discutir assuntos de interesse e, claro, animações de química. Veja algumas dessas simulações:
1) Titulação:
http://www.williams.edu/Chemistry/dbingemann/Chem153/titration.html
2) Tampão:
http://www.williams.edu/Chemistry/dbingemann/Chem153/buffers.html
3) A lei dos gases:
http://www.williams.edu/Chemistry/dbingemann/Chem153/gaslaw.html
4) Partícula numa caixa:
http://www.williams.edu/Chemistry/dbingemann/Chem153/particle.html
5) Ligação química:
http://www.williams.edu/Chemistry/dbingemann/Chem153/bonding.html
6) Titulação ácido/base:
http://michele.usc.edu/java/acidbase/acidbase.html
7) Jogo de pH e pOH:
http://www.quia.com/rr/4051.html
8) Solubilidade de compostos químicos:
http://michele.usc.edu/classpages/chem105b/resources/aqueous_equilibria/solub.html
9) Matéria:
http://ippex.pppl.gov/interactive/matter/molecule.html
10) Jogo de forca dos elementos:
http://www.quia.com/hm/110455.html
11) Tabela periódica:
http://www.visualentities.com/applets/periodictable.htm
12) Tabela periódica:
http://www.colorado.edu/physics/2000/applets/a2.html
13) Laboratório digital (LAPEQ)
E muito mais...
A figura de ilustração desta matéria foi retirada do site
http://www.mpch-mainz.mpg.de/~sander/chem-intro.html
que trata de Química da Atmosfera: uma introdução (em inglês). Vale a pena consultar.
Os alunos que estão regularmente frequentando esse grupo de estudo e pesquisa são:
  • Ana Lucia de Toffoli
  • Idiberto José Zotarelli Filho
  • Luis Felippe Cabral Miranda
  • Milena Cristina Devechi de Almeida
  • Pedro Henrique Vendramini
  • Rafael Augusto Arruda Merlo
Em breve teremos muito muitas animações e simulações de química disponíveis para professores e alunos.

sábado, 12 de abril de 2008

O Significado de Fisica no Dicionário

Você deve estar se perguntando o que Dicionário tem a ver com a Física. Tudo!
A Física não se resume em fazer contas e decorar fórmulas. A física, como ciência, é interpretativa e requer, portanto, um bom conhecimento básico de leitura e interpretação de textos, ou seja, um bom domínio da língua materna e, algumas vezes o inglês também, em nível mais avançado.
Muitos alunos, por exemplo, tem dificuldades não apenas em resolver problemas de física, mas também em entender o significado ou interpretar o texto que descreve o problema.
Pensando nisso, apresentamos um (entre muitos outros) site de um dicionário da língua portuguesa.
Clicando no link abaixo, você já vai diretamente para a página que define “Física”.
“s.f. Ciência que tem por objeto o estudo das propriedades gerais dos corpos e as leis que tendem a modificar seu estado ou seu movimento sem modificar-lhes a natureza. / Obra que trata dessa ciência. // Física experimental, física baseada na experiência. // Física matemática, física cujas leis são traduzidas por equações.
http://www.workpedia.com.br/fisica.html
O significado de outras palavras, relacionadas ou não a Física, você encontra digitando a palavra desejada no espaço onde indica “Pesquisar significado de palavras” e clicando em “pesquisar”.
Agora não tem mais a desculpa de que não resolvemos problemas de física porque não entendemos o enunciado!
Complementando a definição, “Física” é uma palavra de origem grega que significa "natureza". É, portanto, a ciência que estuda os fenômenos que se desenvolvem na natureza.
Há vários outros sites que falam sobre o significa e a história da Física.Vale a pena visita-los.
A ilustração foi extraída do site de física (physics em inglês)