sábado, 10 de maio de 2008

Homenagem às mães, homenagem a Marie Curie

Marie Curie (1867-1934), Física e Química francesa de origem polaca, nascida em Varsóvia, Polônia, em 1867 (nome de nascimento, Maria Skłodowska). Foi a primeira mulher a ser graduada doutora na Europa e também a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel. Apenas ela e o físico Linus Puling foram até hoje laureados com dois Prêmios Nobel.
Madame Curie como era conhecida, formada em física em 1893, foi a primeira grande cientista mulher dos tempos modernos e, talvez, a primeira grande celebridade no mundo científico. Dedicou-se muito ao trabalho e à família, realizando importantes contribuições para o início da Física Moderna.
Em 1894 Marie conheceu Pierre Curie (1859-1906), de quem herdou o sobrenome, e com quem dividiu o seu amor e devoção pela ciência. Como mãe, Marie teve dois filhos, Irène e Eve, nascidas em 1897 e 1904, respectivamente. Como cientista, após anos de pesquisa, Marie isolou dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Em 1903, juntamente com o marido e Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel de Física, "em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel".
Oito anos depois recebeu o prêmio Nobel de Química «em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pelo descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento».
Marie morreu na França, em 1934, de leucemia, seguramente devido à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho.
A sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, também ganhou o Prêmio Nobel de Química, em 1935, ano seguinte da morte de Marie.
O Grupo FísicAnimada homenageia aqui todas as mães através de Marie Curie.
Leia mais sobre Madame Curie no site
http://www.arikah.net/enciclopedia-portuguese/Marie_Curie
A foto ilustrativa foi obtida do site
http://www.erau.edu/er/newsmedia/newsreleases/2007/images/curie.jpg

sábado, 3 de maio de 2008

Tempo e velocidade de queda de uma bola em “diferentes mundos”

Quanto tempo leva para uma bola cair de uma altura de 10 m na Terra, na Lua, em Marte e em Júpiter? Esse tempo depende ou não da massa da bola? Admita que a resistência do ar é desprezível. Em cada um desses planetas e na Lua, qual a velocidade da bola após a queda? Realize a animação no site
http://homework.uoregon.edu:8080/drop/ (clique o mouse em drop.jnlp) e tire as suas conclusões. Para rodar este programa você deve ter instalado no seu computador o aplicativo Java (baixe o Java do site
http://baixaki.ig.com.br/download/java.htm ou de algum outro de sua confiança). A equação matemática que governa o movimento de uma bola solta (com velocidade inicial nula) de uma altura conhecida h é: t = (2h/g)1/2 (verifique!). Dai, quanto maior for a aceleração da gravidade g do planeta, menor é o tempo de queda, ou seja, mais rapidamente a bola cai. A velocidade é dada por v = (2gh)1/2 (verifique!).
Obs.: Devido à limitação do editor de texto, "(...)1/2", significa raiz quadrada do termo entre parênteses.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

A Física Animada no XIV ENDIPE

O Grupo FÍSICANIMADA, representado pela Rosemara P. Lopes (na foto) e por mim, participou do XIV ENDIPE (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), realizado de 27 a 30 de abril último, nas dependências da PUCRS, em Porto Alegre. No evento o Grupo apresentou um trabalho, na forma de pôster, intitulado “Tecnologias na escola: uma proposta de inclusão e uso de softwares educativos no ensino de matemática e de física. No evento tivemos a oportunidade de assistir palestras de importantes pesquisadores e pensadores de Educação. Participamos também de seminários, sala de painéis, salas de conversas e as sessões de posters.
Dada a grandeza do evento (cerca de 3.200 participantes) e a grande quantidade de temas abordados, priorizamos participar ativamente daqueles ligados à formação de professores e o uso de tecnologias na educação.A nossa participação no evento teve o apoio parcial da FUNDUNESP e do Projeto Ciência na UNESP.