quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Física do Pêndulo Simples

Esse experimento virtual do pêndulo é dos melhores! Ele permite montar o pêndulo variando a massa e o comprimento, medir o período, o comprimento e o ângulo de oscilação, comparar esses períodos em situações com diferentes valores de gravidade, por exemplo, na Terra, na Lua, em Júpiter ou no espaço distante onde há ausência de gravidade. Note que o comprimento e o período podem ser medidos de modo muito semelhante ao experimento real, com margem de erro inclusive. Pode-se simular o movimento de dois pêndulos simultaneamente. O aluno deve ser estimulado pensar nos "porquês" do pêndulo oscilar de modo diferente em diferentes planetas. O que acontece com o movimento do pêndulo no espaço sem gravidade? Analise também o pêndulo amortecido. Clique aqui para executar a animação.
Para pequenas amplitudes de oscilação, pode-se mostrar que o quadrado do período é proporcional ao comprimento do pêndulo. Na constante de proporcionalidade encontra-se a gravidade g, que pode ser determinada medindo-se o período para diferentes comprimentos do pêndulo.
O site dessa animação, da Physical Education Technology (PheT), da Universidade do Colorado, permite baixar o programa e rodá-lo offline. Se você quiser anotar valores de comprimento e período (como se estivesse no laboratório real) e construir um gráfico, para realizar estudos mais elaborados, sugerimos o programa "Ajuste de Curvas" (clique aqui para executar esse programa), também disponível no site do PheT. Vale a pena!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Laboratório Virtual de Física

Criamos um novo blog, Labvirfis (laboratório Virtual de Física) exclusivamente para divulgar e disponibilizar experimentos virtuais de física (applets), para serem usados por professores, alunos e interessados em física. Os applets de física são importante ferramenta de ensino-aprendizagem de física, que complementam e reforçam o aprendizado em sala de aula. No novo blog os applets estão organizados por assunto: Alavanca, MRU, MRUV, Espelhos, carga elétrica, lei de Coulomb, lei de Ohm, lei de Faraday etc. Após uma breve descrição do tópico, apresentamos uma lista de links de applets relacionados. Se você quiser applets sobre um dado assunto de física e eles ainda não estiverem disponíveis no blog, solicite-nos.