sábado, 27 de fevereiro de 2010

Movimento Browniano

Pequenos objetos, ou partículas, em um meio condensado ou rarefeito, como a água ou o ar, movimentam-se aleatoriamente no espaço devido ao choque com as moléculas do meio que também realizam esse tipo de movimento. Esse movimento é conhecido como movimento browniano. Observe como a temperatura, a massa e o diâmetro da partícula influenciam o movimento. Na animação você controla todos esses parâmetros e observa o movimento browniano de um grão de pólen. Para acessar o applet, clique aqui.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Elevador Espacial

O elevador espacial é um projeto ousado que visa substituir os foguetes por elevadores pra ir da Terra até, por exemplo, a Estação Espacial MIR, ou mesmo até a Lua. Quem tem medo de elevador não vai querer se aventurar! Bom, como todo bom elevador, é necessário um cabo resistente unindo o satélite (natural ou artificial) à Terra. Esse cabo gigante deverá ser feito por minúsculas tecnologias de nanotubos de carbono. O projeto tem alguns problemas a serem superados. Por exemplo, o de desenvolver a propulsão eletromagnética para mover o veículo pelo cabo à velocidades de 2.000 km/h; outro problema é onde ancorar o cabo lá em cima. Leia mais sobre o elevador espacial, por exemplo no site português sapo.pt, ou no Wikipedia. Na animação, escolha o material apropriado para o cabo, a velocidade do satélite. Para acessar a simulação do elevador espacial, clique aqui.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Onda de Luz

Veja a propagação de uma onda de luz (eletromagnética), partindo de uma fonte pontual, atravessando dois meios diferentes. Observe as ondas incidente, refletida e refratada. Ajuste o ângulo de incidência, polarização ângulo de visão. Verifique a porcentagem da energia refletida e transmitida. Para acessar a simulação clique aqui.

Trabalho do Grupo FísicAnimada é premiado em Encontro do ITA

O Grupo FísicAnimada (GFA) participou do V EVITA - Encontro de Verão de Física do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, no período de 8 a 11 de fevereiro de 2010, onde apresentou, através do bolsista do Grupo, José Leonel Lemos Buzzo, aluno do curso de Ciências da Computação do IBILCE/UNESP, o trabalho intitulado "Experimentos virtuais para ensinar e aprender Física". Os organizadores do referido Encontro premiaram os quatro melhores trabalhos de Iniciação Científica apresentados, e o trabalho do nosso Grupo conseguiu a honrosa colocação de 4º lugar. Ficamos muito honrados com a premiação e deixamos o nosso agradecimento especial ao Leonel que brilhantemente apresentou o trabalho como autor. Os co-autores são Rosemara P. Lopes (pedagoga do Grupo) e Eloi Feitosa (coordenador do Projeto Física Animada). Na foto, o Leonel diante do pôster apresentado.
Clique aqui e veja a matéria sobre a premiação no site do IBILCE/UNESP.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pêndulo versus mola


Observe o movimento oscilatório de um pêndulo simples e de um sistema massa-mola na horizontal. O gráfico de energia cinética, potencial e total de cada um desses sistemas também é mostrado. Observe a semelhança entre esses dois movimentos periódicos. Para acessar o applet, clique aqui. Ao acessar o applet, clique sobre a massa azul e arraste-a para a esquerda ou direita, esticando ou comprimindo a mola, fazendo-a oscilar. Para parar, clique em "reset".

Onda estacionária vs propagação de onda


Neste applet você visualiza uma onda estacionária em propagação transversal e longitudinalmente. Verifique o movimento dos nós e dos anti-nós. Observe também passo a passo para entender melhor o fenômeno das ondas. Clique sobre a onda longitudinal e arraste-a para cima ou para baixo; escolha a melhor posição para comparar o movimento simultâneo das duas ondas. Para acessar o applet, clique aqui.