sábado, 7 de junho de 2008

Animando o Sistema Solar

Ilustrações: Imagem do nosso novo Sistema Solar (acima) e da tela de uma das animações indicadas no texto a seguir.Na animação do Sistema Solar (imagem acima) no site
http://www.kidsastronomy.com/solar_system.htm pode-se contemplar o nosso Sistema Solar visto de cima. Nesta animação, o tamanho dos astros é aproximadamente proporcional ao desenho e as velocidades também. Além do Sol, dos oito planetas e Plutão, o planeta anão, a animação mostra um Cometa e vários asteroides em órbita entre as órbitas da Terra e de Júpiter. Quando se entra na animação, ela inicia com todos os planetas alinhados, mas como eles têm velocidades diferentes, logo eles estarão total e aleatoriamente desalinhados. Clicando o mouse sobre cada astro, obtém informações (em inglês, sorry!) sobe cada astro, inclusive o cometa. Observe que as órbitas dos planetas são aproximadas por círculos, mas a do cometa é elíptica. Observe também as órbitas de algumas luas de alguns planetas. Infelizmente a luz da Terra não aparece. A imagem ilustrativa é da própria animação. Vale a pena observar!
Para as crianças do ensino fundamental, eu recomendo a animação no site
Entre com o número de meses, de 1 a 12, clique em "Go" e observe como a Terra e a Lua percorrem suas trajetórias nesse período. Observe, por exemplo, que após 12 meses, um ano, a Terra e a Lua retornam à posição original. Após seis meses, aonde estará a Terra?
Curiosidade: Recentemente, Plutão deixou de ser um planeta, passou a ser um "planeta anão". Por quê?
De acordo com a União Astronômica Internacional, Plutão não é mais um planeta, mas um “planeta anão”. Para ser um planeta, é necessário ter uma forma aproximadamente redonda, girar em torno de uma estrela e ser o astro dominante em sua órbita. Plutão é muito pequeno e a sua órbita é influenciado por Netuno. Além disso, a órbita de Plutão é achatada e inclinada com relação às órbitas dos planetas “verdadeiros”. Isso levou os astrônomos a pensar que Plutão não se formou na região do nosso Sistema Solar.
Leia mais no site da Ciência Hoje,
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/56214,
de onde tiramos a imagem do Sol e os oito planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, mostrada acima.
Dedicamos esta matéria à pequena Maria Clara, de quanto anos, que viu o nosso Sistema Solar no Planetário de Presidente Prudente (SP) e ficou muito empolgada!

Nenhum comentário: