terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cinemática Animada

Apresentamos neste texto quatro animações sobre dois tipos de movimento muito conhecidos, mas nem sempre entendidos muito bem pelos alunos. O movimento retilíneo uniforme (MRU) e o movimento uniformemente acelerado (MUV). Nos dois casos, a aceleração é constante, porém, no MRU a aceleração é nula e no MUV a aceleração é diferente de zero, positiva (movimento acelerado) ou negativa (movimento desacelerado).
Na primeira animação (clique aqui) vemos um vetor velocidade constante (V) e um vetor velocidade variável, que inicia com Vo e a cada segundo transcorrido um vetorzinho vermelho se soma ao Vo, indicando que a velocidade aumentou, de modo que após cinco segundos os dois vetores velocidades são iguais. Se eles representam a velocidade de um carro, isso quer dizer que, após transcorridos cinco segundos, os dois carros têm a mesma velocidade. Experimente também a animação com aceleração negativa.
Na segunda animação (clique aqui) vemos um carro em movimento e um gráfico de velocidade x tempo. Após cada unidade de tempo (de 1 s, por exemplo), carro percorre uma mesma distância, com a mesma velocidade representada na animação por uma barra amarela que se move até o gráfico v x t, indicando que a velocidade não varia com o tempo, ou seja, a aceleração é nula (a = variação da velocidade / intervalo de tempo).
Na terceira animação (clique aqui), a velocidade percorrida pelo carro em cada intervalo sequencial de tempo aumenta linearmente, ou seja, a velocidade aumenta linearmente e a aceleração é constante e positiva, indicado movimento acelerado, pois a velocidade do carro aumenta continuamente.
Na quarta e última animação (clique aqui), você escolhe a aceleração de um carro, com velocidade inicial de 12 unidades arbitrárias (km/h, por exemplo), como sendo nula, positiva ou negativa e o carro executa esse movimento. Repita a animação várias vezes para diferentes valores da aceleração. Fique atento ao significado de aceleração negativa e quando o carro anda para trás quando a velocidade se torna negativa!
Existem muitas outras animações sobre cinemática disponíveis na Internet. veja esta aqui, por exemplo, que mostra o MUV de uma vaca de botas, e os gráficos de distância percorrida e velocidade em função do tempo (clique aqui) Procure outras animações sobre cinemática para você se divertir aprendendo física!

2 comentários:

Unknown disse...

Sou Professor da Escola do Recife-FCAP/UPE e gostei muito das orientações e das animações.
Estou no momento trabalhando a parte de Cinematica.

Anônimo disse...

eu estou estudando isso agora pra fisica