quinta-feira, 24 de abril de 2008

Qual a sua idade em “outros mundos"?

Em uma matéria anterior, intitulada Qual o seu peso em “outros mundos?, apresentamos um simulador que calcula o seu peso em diversos planetas e estrelas. O site da simulação é:
http://www.exploratorium.edu/ronh/weight/index.html
Agora apresentamos um simulador que calcula a sua idade caso você tivesse nascido no mesmo dia, mas em planeta diferente. Visite o site:
http://www.exploratorium.edu/ronh/age/index.html
Apesar do idioma do site ser o inglês, dá para realizar a simulação com tranquilidade. A explicação sobre o fenômeno do “tempo correr diferente” nos diferentes mundos é a seguinte.
Na verdade o tempo não corre diferente, mas sim o ano em cada planeta tem duração diferente do ano na Terra. O ano característico de um planeta é igual ao tempo de rotação (período de rotação) do planeta em torno do Sol. Esse período e, portanto, o ano do planeta é maior quanto maior for a distância média dele ao Sol. Esse fenômeno fica claro na animação
http://jersey.uoregon.edu/vlab/kepler/Kepler.html de dois planetas (Terra e Marte) girando em torno do Sol; note que a Terra, mais próxima do Sol, tem período menor, de modo que o ano terrestre é mais curto do que o ano de Marte.
Aprenda mais sobre Marte visitando o site
http://virtualbooks.terra.com.br/
Existe uma relação matemática entre o período (T) de um planeta e a distância média (r) desse planeta ao sol, dada pela terceira lei de Kepler: o quadrado do período de um planeta é proporcional ao cubo da distância média do planeta ao Sol, sendo a constante de proporcionalidade dependente da massa do Sol.
Não vamos entrar em detalhes sobre essa lei, mas recomendamos que se pesquise um pouco na Internet sobre as três leis de Kepler e as leis de Newton do movimento e da Gravitação.
Na ilustração desta matéria, extraída do site
http://www.shef.ac.uk/physics/people/vdhillon/teaching/phy105/kepler3.gif
vemos a linearidade entre o período dos planetas e a distância média dos planetas elevada à potência 3/2, de acordo com a terceira lei de Kepler.

Nenhum comentário: