terça-feira, 11 de março de 2008

Experimento virtual. 1. Segunda Lei de Newton

Iniciamos esta sessão de apresentação de uma série de experimentos virtuais disponíveis na Internet, apresentando alternativas para os alunos explorar ao máximo esses experimentos. O primeiro experimento trata da segunda lei de Newton: A aceleração em um corpo causada por uma força externa, é proporcional à intensidade da força e inversamente proporcional à massa desse corpo. Matematicamente, F=ma.

Este é um experimento clássico sobre a segunda lei de Newton, que pode ser encontrada no site:
http://www.walter-fendt.de/ph14br/n2law_br.htm

Um corpo de massa M se desloca sobre um trilho (movimento em uma dimensão) sob a ação de uma força devido a um objeto de massa m conectado ao primeiro por um fio passando através de uma polia. Esse movimento é do tipo uniformente acelerado.

Você atribui valores às massas M e m e ao coeficiente de atrito cinético. Após rodar o programa, ele calcula e mostra a aceleração a do corpo M e o tempo percorrido para percorrer uma distância fixa de 0,5 m. Note que a acelração do corpo m é a aceleração da gravidade.

Eu recomendo que o aluno anote esses valores no caderno para serem analisados posteriormente. Na tela aprece também o gráfico do espaço percorrido em função do tempo, a partir do qual se obtém a acelração. Se você atribuiu atrito ao sistema, o coeficiente de atrito cinético pode ser determinado. As equações envolvidas na simulação estão escritas no própio site. A demonstração dessas equações requer a consulta de um livro texto. Por exemlo, GREF, no site http://axpfep1.if.usp.br/~gref/.

Pergunta: Uma vez que os cormos estão amarrado por um fio, por quê eles tem acelrações diferentes (a e g), sendo g a aceleração da gravidade?

Qualquer dúvida, nos consulte.

Aproveite o experimento, e até o próximo.

Nenhum comentário: