quinta-feira, 20 de março de 2008

A física animada na matemática

Não se pode ignorar a importância da Matemática para entendimento das teorias e leis físicas. A Matemática está presente em praticamente todos os segmentos do conhecimento. Devido a esta estreita relação entre a Física e a Matemática, resolvemos investir no ensino de Matemática através da simulação por computador. Selecionamos e apresentamos a seguir alguns sites contendo experimentos virtuais de boa qualidade que podem ser utilizados como ferramenta de ensino.
Árvore Algébrica:
http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas/maquina/arvoresalgebricas.htm
Com o applet (experimento virtual) "Árvores Algébricas" os alunos do Ensino Fundamental podem iniciar o estudo de relações entre grandezas, ou seja, o estudo de função. Campos de entrada de dados podem ser conectados com campos de operações, isto através de setas e com dinamismo que ajuda a construção de pensamento algébrico.
Balança Algébrica:
http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas/maquina/equacoesbalanca.htm
Com o applet "Balança Algébrica" os alunos do ensino fundamental resolvem equações usando a "estratégia da balança". Através de sucessivas operações (multiplicação, divisão, soma, subtração), fazendo uma analogia com o equilíbrio dos pratos de uma balança, é resolvida a equação. O applet disponibiliza vinte situações, em crescente grau de dificuldade.
Uma versão muito interessante da balança algébrica pode ser encontrada no site
Em breve mais animações para os amantes da matemática.

Um comentário:

Anônimo disse...

Elói, quero mais atualizações...hehehhe
as postagens estaoo ootimas!!
abraçosss