quarta-feira, 19 de março de 2008

Qual o seu peso em “outros mundos”?

Em Física, peso e massa são coisas distintas. No cotidiano não usamos a palavra massa como se usa em Física, mas peso quer dizer massa! Parece confuso, mas não é não. Vamos entender melhor.
Todas as grandezas físicas são vetoriais ou escalares. A força é um vetor e a massa é um escalar. Assim, o peso de um objeto é igual à força que a Terra exerce sobre a massa desse objeto. Logo, o peso, ou força peso, é uma grandeza vetorial.
A massa é, portanto, uma característica do objeto. O peso não, pois outros planetas exercem força diferente sobre esse mesmo objeto, pois a força gravitacional que um objeto exerce sobre outro depende da sua massa. Quanto maior for a massa do planeta, maior é o peso do objeto. Assim, o seu “peso”, ou seja, a sua massa, é maior quanto maior for a massa do planeta. Você “pesa” menos na Lua do que no Sol.
A animação seguinte
http://www.exploratorium.edu/ronh/weight/index.html
permite você saber o seu “peso”, ou seja, a sua massa, nos planetas, nas luas de Júpter, no Sol e em diferentes estrelas. Você digita o seu “peso” na Terra e clica em “Calculate” (calcular) e pronto, lá está o seu peso em diferentes “mundos”. Por exemplo, se eu entro com a minha massa 65 kg (eu sou físico, então eu falo “massa”) e verifico que na Lua ela é 10,7 kg e no Sol é 1759,6 kg! Clicando sobre a imagem de cada astro, aparece um site mostrando informações sobre o referido astro. Pena que o site está em inglês, mas não tem problema. Dá para se divertir assim mesmo!
A foto foi extraída do site

Nenhum comentário: