quarta-feira, 12 de março de 2008

Grandes e físicos

Lev Davidovich Landau (1908-1968)
Físicos como Albert Einstein, Newton, Galileu, Kepler etc. têm suas fotos publicadas com certa freqüência, enquanto outros físicos famosos, desconhecemos a sua fisionomia. No site da Sala de Física, http://br.geocities.com/saladefisica3/ você encontra uma galeria de fotos de físicos famosos. Se a foto do seu físico preferido não estiver lá, procure na Internet, onde você certamente encontrará. Conheça, por exemplo a fisionomia do Landau, famoso físico soviético, nascido em Baku, Azerbaijão.
Landau teve um amplo campo de trabalho, que inclui a teoria da supercondutividade, e da superfluidez, eletrodinâmica quântica, física nuclear e física de partículas.
Dados bibliográficos de físicos e cientistas famosos são facilmente encontrados na Internet. A história deles em geral é muito interessante e nos ajuda a compreender a Física. Ela muitas vezes nos inspira, nos dá motivação, mostra como eles fizeram grandes descobetas e conta também as dificuldades encontradas. Dificuldades, alás, é o que não falta. Superá-las é um desafio.
Por exemplo, nos sites:
Mundo físico:
Centro de ciência e tecnologia:
Wikipédia:
Neste último, você encontra alguns dados bibliográficos do Landau.
A foto foi extraída do site:


Nenhum comentário: